quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Carros Projetados para a Neve

    Se você está pensando em passar uma temporada no Pólo Norte ou em algum lugar parecido, não pode se esquecer de um pequeno detalhe: Vai ter que deixar o seu carrinho convencional na garagem e escolher um modelo especialmente projetado para isso. É necessário que o veículo tenha rodas ou esteiras projetadas para a neve, uma direção calculada precisamente para terrenos escorregadios, mecanismos com potência que resistam ao frio intenso e, principalmente, um motorista habilidoso e com espírito aventureiro. Com o objetivo de te ajudar a escolher o modelo ideal de acordo com a tua necessidade, coloquei aqui alguns veículos que talves despertem o seu interesse:




Delta Truck - Esse estranho caminhão com grandes rodas usado na Antártida tem a função de ônibus e pode transportar até 20 passageiros. Apesar de eficiente ele não é considerado seguro para trafegar em neve profunda.



Double Hagglund - Esse é um veículo sueco que pode ser vendido em duas versões: com as duas partes, para o transporte de alguns passageiros ou apenas com a parte da frente que é muito útil para fazer remoção de neve.



Foremost Cheiftain - Pode não parecer, mas esse é um caminhão de bombeiros. Apesar de seu grande porte, ele é muito ligeiro.



Foremost Nodwell - Tenho certeza que você não adivinharia. Esse é mais um carro de bombeiros. Ele é produzido em grande escala e muito usado na Antártida... Só não acredito que ocorram muitos incêndios por lá!



Lothus Concept Ice Vehicle (CIV) - Com 4 metros e meio de comprimento, isso não é apenas mais uma simples moto de neve. Esse é um veículo ultra-leve que pesa 360 quilos e funciona com bio-combustível e pode alcançar 136km/h. 



Mars-1 Humvee - Pode acreditar. Isso aqui é uma ambulância. E apesar de ser um carro projetado para socorros, ele é usado para explorações e em sua parte traseira há espaço para o alojamento de 4 pesquisadores.



Mattrack Truck - Modesta e sem muitas extravagâncias, essa é uma tradicional pick-up 4x4 que teve suas rodas substituídas por esteiras triangulares. É bastante eficiente para o transporte de cargas, mas não é recomendável para trafegar sob neve profunda. A Mattrack consegue fazer essa adaptação em caminhões de até 20 toneladas.



Piston Bully - Já essa engenhoca aqui é um veículo utilitário geral. Suas esteiras de cintos largos e cumpridos lhe permitem uma boa locomoção em vários tipos de terreno.



Spryt - Veículo utilizado para o transporte de passageiros. Suas esteiras foram desenvolvidas especialmente para enfrentar neves mais profundas.



Terrabus - Esse estranhíssimo ônibus foi projetado para turistas e é usado atualmente em bases polares. Ele é um dos veículos mais raros do mundo, pois acredita-se que haja menos de 10 unidades dele.



Trucker Snow Cat - Esse caminhão foi desenvolvido para encarar qualquer tipo de terreno. Bem que a carroceria podia ser maior, né?



V8 Big Block - A Ford desenvolveu essa lindíssima van especialmente para o gelo... dá pra perceber pela largura das rodas. Sinceramente, não tem nada a ver com os monstrengos que vimos até agora!

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