sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Mitos e Verdades Sobre Como Usar o Computador

Postura correta a mesa
Em tudo na nossa vida existem mitos e verdades, os quais muitas vezes nos deixam com grandes dúvidas sobre como proceder em determinadas situações, e isso geralmente nos leva a cometer grandes erros ou perder tempo fazendo coisas desnecessárias. Na informática, o negócio não é nada diferente: Muitas pessoas cometem erros tão bobos, mas que apesar de simples, causam grandes danos a máquina e bastante prejuízo ao bolso. Para que todos tenham uma noção de como usar o PC corretamente, sem abusar dele e sem perder tempo com cuidados excessivos, vão aí algumas dicas, mostrando o que é mito e o que é verdade.






MITOS

Empurrar o cd com o dedo para inseri-lo na CPU é prejudicial ao equipamento.
Nada irá acontecer se você empurrar com uma força normal. Foi feito exatamente para isso.

Quando o computador passou a noite toda ligado, é melhor desliga-lo e voltar a reiniciar.
Pode seguir ligado sem problema algum. Ainda que pareça o contrário e dê vontade de desliga-lo um momento para que descanse, seguindo a lógica humana. O HD dura muito mais se permanecer ligado e não sendo o tempo todo ligado e desligado. Por uma questão de economia de energia, não convém deixar ligado por vários dias, mas se não levarmos em conta o fator do aquecimento global seria muito melhor para o PC nunca desliga-lo. Eles foram criados para isso.

Gasta mais energia ao ser ligado do que em várias horas de uso.
Ao ligar não consome tanto como para superar as horas de funcionamento. Ao desligar poupa-se energia e se permanecer ligado gasta, como qualquer outro eletrodoméstico.

Faz mal ao computador ter algum celular por perto.
Sem problema algum. No máximo um ronco provocado pela interferência de uma chamada.

Mover a CPU quando o computador está ligado pode queimar o HD.
A força centrífuga com que gira o HD é tanta que não acontece nada ao se mover a CPU. Muito menos ainda em se tratando de um notebook, porque eles foram feitos para isso. Mas é lógico que independente de estar ligado ou desligado é preciso manusear qualquer equipamento com o máximo de cuidado.

Nos notebooks deve-se acoplar primeiro o cabo de eletricidade à máquina e somente depois esse cabo a tomada.
Tanto faz. Quase todos os equipamentos portáteis atuais tem proteção de curto-circuito e são multi-voltagem, podem ser ligados em tensões de 90 a 240 volts, pelo que são sumamente estáveis.

Ao desligar o computador convém também desligar o monitor.
Outra vez, tanto faz. Ao desligar a CPU, o monitor fica num estado em que consome muito pouca energia (pouca coisa mais que 1W) e não sofre desgaste algum. A decisão termina sendo em função da economia, ainda que o consumo seja realmente mínimo. Mas parece que aquela luzinha acesa incomoda, né?

Não se deve colocar cds, disquetes ou qualquer outro elemento sobre a CPU.
Nada do que é colocado sobre a CPU pode ser afetado ou avariado, a não ser que esteja úmida e a água possa chegar ao equipamento.


VERDADES

Faz mal ao computador ter ímãs colados na CPU.
Imãs na CPU podem afetar o HD, onde os dados são gravados magneticamente. Na verdade esse é o maior problema dos imãs”.

Depois de desligar o computador é melhor deixa-lo descansar uns segundos antes de voltar a ligar.
É recomendável esperar no mínimo alguns segundos antes de voltar a liga-lo. 10 segundos deve ser o suficiente.

Pelo bem do monitor, é conveniente usar protetor de tela quando não está em uso.
Porque o mecanismo do protetor de tela faz com que o desgaste das cores da tela seja uniforme. Ao renovar as imagens constantemente, não se gasta num mesmo lugar.

Quando há chuva forte, é absolutamente necessário tirar o plugue do computador da tomada.
Deveria ser adotado como uma obrigação no caso de uma chuva muito forte, com muitos raios e trovões. Da mesma forma, é aconselhável retirar os cabos do telefone e da alimentação do modem para que não queimem com a descarga de raios.

Não é conveniente olhar a luz vermelha que está embaixo do mouse óptico.
Pode até não deixar ninguém cego, mas é uma luz bastante forte que pode sim fazer mal a retina. É uma pena, porque ela é tão bonita!

O computador nunca pode ficar ao sol.
Se ele esquentar mais do que o habitual, sua vida útil tende a decrescer. Por isso nunca é boa idéia instalar o PC próximo a janelas onde bate o sol.

Se mais de 80% do HD tiver sendo usado, a máquina se torna mais lenta.
Sempre é uma questão de porcentagem. Por mais que se tenha 20 Gb livres, se for menos de 20% da capacidade do disco, o funcionamento do computador será lento.

Não se deve tirar o pen drive sem avisar à máquina.
Deve ser selecionada a opção ‘Retirar hardware com segurança’ antes de retira-lo. Caso contrário, corre-se o risco de queimar a memória do USB.

Ter o desktop cheio de ícones deixa o computador mais lento.
Não importa se são ícones de programas ou arquivos. O que acontece é que a placa de vídeo do computador renova constantemente a informação apresentada na tela, e quanto mais ícones, mais tempo.

Desligar a máquina diretamente no botão, sem selecionar previamente a opção de desligar o equipamento, estraga o HD.
O HD pode queimar ao ser desligado enquanto ele ainda está lendo ou escrevendo em alguma parte do sistema. Ademais, quando a energia é desligada subitamente, as placas que cobrem o disco (que gira até 10 mil rotações) descem sobre ele e podem ir riscando até que alcancem a posição de descanso. Ao selecionar a opção ‘Desligar o Computador’, todo o sistema se prepara para repousar e suspende todas as atividades. Cada peça vai ficar em seu devido lugar.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Galo de Briga Mata Homem com Espora

    No Condado de Tulare, Estado da Califórnia, EUA, aconteceu um acidente no mínimo curioso: numa rinha de briga de galos, Jose Luis Ochoa de 35 anos, foi ferido e entrou em óbito no hospital para onde foi levado somente duas horas depois do ocorrido. No relatório da autópsia os médicos afirmaram que a causa da morte foi um ferimento grave na panturrilha direita provocado por um objeto cortante. Esse objeto é uma lâmina extremamente afiada que é amarrada na perna direita dos galos para tornar a briga mais rápida e violenta. A razão de seus amigos terem demorado a socorrê-lo foi pelo fato de as malditas rinhas, tanto de galos quanto de todos os outros animais, serem proibidas nos Estados Unidos, assim como na maioria dos países civilizados. A polícia invadiu o local e, apesar de não ter encontrado ninguém, apreendeu vários objetos ilegais utilizados nas brigas, e descobriu também que rapaz morto já havia sido multado há um ano antes por ser dono e treinador de galos de briga. Resumindo: ele foi vítima de sua própria ignorância!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Protestos Criativos Contra o Presidente do Egito

    A onda de violência que predominou no Egito nesses últimos dias nos protestos contra o Presidente ditador Hosni Mubarak, até o momento já deixou cerca de 300 mortos. De um lado o povo revoltado pedindo sua renúncia e do outro o exército e até mesmo alguns civis que defendem o governo travaram uma luta sangrenta, a qual parece ter trazido alguns resultados positivos aos manifestantes -apesar dos mortos e feridos-, pois o presidente acabou renunciando (11/02/2011). Porém, nem tudo é violência, porque em meio a tudo isso existem pessoas que conseguem manter o bom humor e bolar cartazes criativos e com fortes toques de ironia. Muitos desses cartazes são bastante curiosos, confira alguns deles:

















Mais...

Gostou dessa postagem? Então CLIQUE AQUI e leia outras!








Para receber todas as atualizações através do Facebook. Basta curtir nossa FanPage.